terça-feira, 27 de maio de 2008

Edição comemorativa – 5 décadas de tradição

Para comemorar uma data importante, rica em lembranças e regada de motivos pra lá de especiais, a livraria Leonardo Da Vinci uniu a clientela e seus convidados das palestras, para celebrar os seus cinqüenta anos. Tudo foi elaborado e executado para agradar tanto os que são fãs da livraria e de sua história, como os próprios colaboradores do local. Quem gosta de livro e curte história, vai se realizar lendo este clássico que antes de mais nada é uma obra rica em detalhes e conhecimento.

Afinal, a história da cidade quem faz são as pessoas que nela vivem e é claro, a livraria esteve presente na história da cidade, levando cultura e simpatia para quem a freqüentava. E assim, se segue o sucesso, com maestria, simplicidade e bom gosto.

O resultado deste livro vem de um ciclo de palestras produzidas em homenagem ao cinqüentenário da Livraria Leonardo Da Vinci, em 2002. Diversos intelectuais brasileiros se reuniram e expuseram suas idéias sobre as questões nacionais e mundiais que marcaram os últimos 50 anos. Inicialmente Milena Piraccini Duchiade, filha da dona da livraria, relata num breve texto, as dificuldades enfrentadas e a história da livraria desde sua inauguração até os dias de hoje. Esta apresentação, escrita em Março de 2004, é de fato um relato fiel à origem e ao desenvolvimento do local.

Meio século se passou e a livraria completou 50 anos no segundo semestre de 2002. Essa passagem não foi sempre tranqüila, porém as dificuldades apenas mostraram ao seu público a grande capacidade da livraria de se reerguer diante dos problemas existentes. Um dos incidentes sofridos foi o incêndio que destruiu completamente suas instalações e todo o seu estoque em 6 de dezembro de 1973. Momento este que nunca deixou de existir na memória de quem freqüentou e cuidou com tanto zelo do lugar. Estes e outros episódios estão descritos com mais detalhes nas primeiras páginas do livro.

Uma das célebres pessoas que freqüentavam assiduamente o ambiente da Leonardo Da Vinci, era o escritor Carlos Drummond de Andrade, que inclusive escreveu um poema exaltando a importância e a beleza de se ter uma livraria deste porte em nossa cidade. Este poema pode ser encontrado na primeira página do livro. Além de Drummond diversos outros escritores se encantaram e exaltaram, a qualidade e a perseverança da Da Vinci, de se manter ao longo de todos esses anos difíceis no mesmo ambiente.

O ciclo de debates apresentado neste livro reune os três pilares da dimensão e da proporção que são a razão de ser da livraria, os leitores, ou seja, os clientes assíduos, os autores, que por sua vez escrevem os livros e, por fim, os próprios idealizadores desta aconchegante loja de livros. Portanto, todas as gerações puderam participar desta incrível oportunidade que teve tanto sucesso e prestígio, o que levou a publicação deste livro de 151 páginas. O prazer da leitura sempre reuniu este público ligado aos bons livros, e assim, também uniu todos ao mesmo fim, o de se participar e refletir sobre as “cinco décadas em questão”.

Abaixo segue a lista de todos os nomes que passaram pelo ciclo de palestras e que assinaram seus textos:

Década de 50 – Candido Mendes de Almeida e Sérgio Paulo Rouanet.
Década de 60 – Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho.
Década de 70 – Annita Macedo e Manoel Barros da Motta.
Década de 80 – Renato Lessa e César Benjamin.
Década de 90 – Darc Costa e Carlos Lessa.
Século XXI - Eduardo Portella e Emmanuel Carneiro Leão. (eles esclarecem mais ainda a respeito da modernidade e da pós-modernidade).

Por Ana Carolina Duque.

Nenhum comentário: